Sugestões de Projetos e atividades para Educação Infantil.

Textos e artigos relacionados à Educação.

Trabalhos em artesanato como: Tricô pintura em tecido e tela.


...

...

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Como educadora gostaria de sensibilizar as pessoas de que a educação desempenha um papel muito importante ,no processo educativo para a Paz.

Desenvolvi um projeto com o tema e trabalhei com meus alunos foi muito gratificante, em poder ver o quanto contribui para a harmonia da sala e mudanças no relacionamento entre as crianças.
A educação para a Paz implica em um processo participativo, onde se deve dar inicio desde a Educação Infantil, percebendo que os conflitos começam aparecer desde a mais tenra idade. Trabalhar com o tema Paz nos encoraja a uma reflexão onde devemos buscar a trabalhar valores como: Dignidade, Igualdade, Respeito e Tolerância para com o outro.
A Paz não pode ser construída como elemento isolado, é indissociável da justiça e da solidariedade. Paz, justiça e solidariedade constituem um conjunto e não se pode separar qualquer destes elementos dos demais. Querer a Paz exige favorecer a justiça e construir solidariedade. A Paz é um produto que se constrói com estes diferentes componentes. Não construiremos a Paz se não nos desarmarmos das nossas armas materiais, mas também se não desarmarmos nossos espíritos, nossos sentimentos, tudo o que há em nós da negação do outro, para educar para a paz é fundamental Compartilhar o compromisso com a è Paz resgatar valores importantes como: solidariedade, justiça e desenvolver a capacidade de diálogo e de negociação sem limites.
.
“Educar para a paz é formar pessoas segundo uma lógica de construção, uma nova mentalidade voltada para a solidariedade e a cooperação, através do diálogo nos diferentes níveis de relacionamento humano, tendo em mente o fato de que somente assim se garantirá a sobrevivência no planeta” (GODOY, 2003).








Nenhum comentário:

Postar um comentário