Sugestões de Projetos e atividades para Educação Infantil.

Textos e artigos relacionados à Educação.

Trabalhos em artesanato como: Tricô pintura em tecido e tela.


...

...

sexta-feira, 25 de maio de 2012

O professor deve ser capaz de preparar o aluno para se relacionar com as incertezas, sendo mais pesquisador do que transmissor, comprometer-se com o futuro no presente da sala de aula.





Para isso o professor precisa desenvolver habilidades como saber trabalhar em grupo ter uma boa comunicação, saber falar, saber escrever, gostar de ler e ler muito. Um dos fatores primordiais na formação do professor, nunca perder a capacidade de aprender, é preciso que sejamos criativos, flexíveis e autônomos, porque na prática sempre nos deparamos com elementos perturbadores, resistências e bloqueios.
A formação contínua deve estar centrada na escola e fazer parte do projeto político pedagógico, pois o mesmo é a própria organização da escola, do trabalho pedagógico na organização da mesma. Assim a formação continua dos profissionais, da escola compromissada com a construção do Projeto Político Pedagógico não deve limitar-se aos conteúdos curriculares, mas se estender a discussão da escola com um todo em suas relações com a sociedade.

O professor do novo milênio deve ter em mente que o profissional de ensino não é mais pedestal, dono da verdade, representante de todos os saberes, capaz de dar respostas para tudo o mesmo precisa ser sujeito da construção dos seus conhecimentos e para isso tem que estar preparado para analisar o próprio trabalho realizado, de modo que possa atuar incessantemente na direção de uma educação de qualidade refletindo sempre o seu fazer pedagógico. Com certeza, papel do professor é decisivo na formação pessoal e profissional das novas gerações, neste cenário do novo milênio é preciso que aceitemos a educação como algo transformador, onde o papel do educador é aprimorar o educando com pessoa humana nosso grande desafio é saber reconhecer a importância que o trabalho docente representa para a história da humanidade.


 Véra Freire Palma

Nenhum comentário:

Postar um comentário